A diferença entre fontes de tráfego de pesquisa direta e orgânica

Por um longo tempo, os profissionais de marketing digital resumiram as propriedades do tráfego direto e orgânico de forma muito semelhante e simples. Para a maioria, o tráfego orgânico consiste em visitas dos mecanismos de pesquisa, enquanto o tráfego direto é composto de visitas de pessoas que inserem o URL da empresa no navegador. Essa explicação, no entanto, é simplificada demais e deixa a maioria dos profissionais de marketing digital sem recursos quando se trata de compreender e obter informações do tráfego da Web, especialmente fontes orgânicas e diretas.

Além do tráfego orgânico e direto, você deve entender a diferença entre todas as suas origens de tráfego e como o tráfego é classificado. A maioria das plataformas de análise da web, como o Google Analytics, utiliza um algoritmo e um fluxograma com base no site de referência ou nos parâmetros definidos na URL que determinam a origem do tráfego. Aqui está uma análise de todas as fontes de tráfego.

Referência: Fontes de tráfego que ocorrem quando um usuário o encontra em um site que não seja um mecanismo de pesquisa principal

Social: Fontes de Tráfego de uma rede social, como Facebook, LinkedIn, Twitter ou Instagram

Orgânico: Fontes de tráfego dos resultados de mecanismos de pesquisa ganhos, não pagos

Pesquisa paga: Fontes de tráfego dos resultados do mecanismo de pesquisa que é o resultado de publicidade paga por meio do Google AdWords ou outra plataforma de pesquisa paga

E-mail: Fontes de tráfego do marketing por e-mail que foi adequadamente marcado com um parâmetro de e-mail

Outro: se o tráfego não se encaixar em outra fonte ou tiver sido marcado como “Outro” por meio de um parâmetro de URL, ele será dividido em tráfego “Outro”.

Direto: qualquer tráfego em que o referenciador ou fonte é desconhecido.

Agora que temos uma base geral para todas as origens de tráfego, vamos analisar os detalhes de duas fontes muito importantes: tráfego direto e orgânico.

Trafico direto 

fontes de trafego
trafego direto e organico

Tráfego direto é definido como visitas sem site de referência. Quando um visitante segue um link de um site para outro, o site de origem é considerado o referenciador. Esses sites podem ser mecanismos de pesquisa, mídias sociais, blogs ou outros sites que tenham links para outros sites. O tráfego direto categoriza as visitas que não são provenientes de um URL de referência.

Tradicionalmente, atribuímos esses visitantes a inserir manualmente o URL do site ou clicar em um link marcado. Hoje, no entanto, a história por trás do tráfego direto é um pouco mais complexa, e o número de visitas do tráfego direto parece estar crescendo para muitos sites, especialmente sites com crescente tráfego orgânico.

Para testar essa teoria, em 2014, o Groupon realizou um teste no qual desindexou seu site por seis horas. Quando a Groupon fez isso, foi possível concluir que 60% do tráfego direto era realmente orgânico porque desindexar seu site e interromper o tráfego orgânico também diminuía o tráfego direto.

Por que mais sites estão vendo o crescimento do tráfego direto e o que você deve fazer sobre isso?

Vamos nos aprofundar nas causas comuns do tráfego de origem direto para encontrar a resposta.

Funcionários internos: seus funcionários geralmente visitam seu site e não têm seu IP filtrado da análise da web . Como regra geral, filtre todos os IPs da empresa da análise da web.

Clientes: Seus clientes fazem login em um portal do cliente em seu site? Isso geralmente é um culpado no tráfego direto. Nesse caso, você não deseja filtrar completamente o tráfego, mas sim configurar exibições diferentes no Google Analytics para visualizar a análise da web sem esse tráfego.

Tráfego direto real: são as pessoas que inserem seu URL no navegador ou o localizam por meio de um favorito. Não há nada que você possa fazer para se aprofundar nisso – basta adotar o fato de que os usuários realmente conhecem sua marca.

E-mails de clientes de e-mail específicos: é muito comum os cliques de e-mail do Outlook ou do Thunderbird não transmitirem informações referentes. Normalmente, você pode identificar se um e-mail causou um pico no tráfego direto ao analisar o tráfego na época em que um determinado e-mail foi enviado.

Tráfego móvel: no experimento Groupon mencionado acima, o Groupon descobriu que tanto o navegador quanto o dispositivo são importantes na capacidade de análise da web para rastrear o tráfego orgânico. Embora os desktops que usam navegadores comuns tenham um impacto menor do teste (10% a 20%), os dispositivos móveis tiveram uma queda de 50% no tráfego direto quando o site foi desindexado. Em suma, à medida que os usuários de dispositivos móveis crescem, é provável que o tráfego direto aumente ainda mais no tráfego de pesquisa orgânica.

Cliques em aplicativos móveis ou softwares de desktop: programas como o Skype ou aplicativos de notícias geralmente não passam informações de referência e resultam em tráfego direto. A melhor maneira de capturar e analisar isso é entender onde os links do site podem ser usados ​​ou colocados digitalmente, incluindo aplicativos.

Sites seguros (https) para sites não seguros (http): desde que o Google começou a enfatizar a importância de ter um site seguro, mais sites são hospedados com segurança, conforme indicado pelos “https” em seus URLs. De acordo com o protocolo de segurança, no entanto, qualquer tráfego proveniente de um site seguro para um site não seguro não passará as informações de referência. Para esse problema, você pode corrigir atualizando seu site para ficar seguro por meio de um certificado SSL de terceiros.

Quando você olha para o seu tráfego geral, uma boa quantidade de tráfego direto é de cerca de 20%, de acordo com o pro Avinash Kaushik, da web analytics . No entanto, com grandes mudanças na Web que estão impedindo os profissionais de marketing de rastrear a verdadeira origem do tráfego, é provável que este aumento percentual seja observado. Agora, e quanto ao tráfego orgânico?

Tráfego Orgânico

fontes de trafego
marketing digital fontes de trafego

O tráfego orgânico é o canal principal que o marketing de entrada se esforça para aumentar. Esse tráfego é definido como visitantes provenientes de um mecanismo de pesquisa, como o Google ou o Bing. Isso não inclui anúncios da Rede de Pesquisa paga, mas isso não significa que o tráfego orgânico não seja afetado pela pesquisa paga ou pela publicidade gráfica, seja positiva ou negativamente. Em geral, as pessoas confiam nos mecanismos de busca, e provérbios como “apenas o Google” reforçam que os humanos estão ligados ao mecanismo de busca. Assim, pesquisas pagas, exibição ou até mesmo campanhas off-line podem gerar pesquisas, o que pode aumentar o tráfego orgânico enquanto essas campanhas estão em exibição.

Dito isso, também sabemos que o tráfego de buscas orgânicas como um todo foi impactado negativamente pelas mudanças de layout feitas no Google no ano passado, o que fez com que alguns sites como a Wayfair vissem 25 por cento de cliques no desktop e 55 por cento no celular ser perdido para resultados de pesquisa pagos.

Para resumir todas essas informações, até mesmo o tráfego orgânico, como o tráfego direto, tem algumas áreas cinzas. Na maior parte, no entanto, o tráfego orgânico é impulsionado pelo SEO . Quanto melhor você for classificado para palavras-chave competitivas , mais tráfego orgânico resultará. Os sites que consistentemente criam conteúdo otimizado para pesquisa terão um aumento constante no tráfego de pesquisa orgânica e um posicionamento aprimorado nos resultados da pesquisa. Como profissional de marketing, é importante analisar suas palavras-chave e páginas de alto nível para identificar novas oportunidades de SEO a cada mês.

Os dados de tráfego são uma ótima maneira de medir a temperatura do seu site e iniciativas de marketing. Quando você está escrevendo e promovendo o conteúdo do blog regularmente, é possível usar dados de tráfego para acompanhar os resultados e correlacionar esses esforços ao ROI real. Certifique-se de analisar os números de tráfego em intervalos de longo prazo para ver tendências e relatar melhorias ao longo do tempo.

CURSOS DE MARKETING DIGITAL QUE RECOMENDAMOS 

Afiliado Orgânico https://go.hotmart.com/R6865727G

Fórmula da Indicação https://go.hotmart.com/R6999024K

Formula Negocio Online https://go.hotmart.com/G6555307Y

Trabalhar Pela Internet Agora https://go.hotmart.com/J6434806E

Vendedor Online Internacional https://go.hotmart.com/P6429407T

 

ARTIGOS RELACIONADOS 

4 dicas simples de marketing digital que funcionam

Como dominar Anúncios do Facebook Ads em 10 dias

DEIXE SUA AVALIAÇÃO

Tags: | |

Quer Receba informativos semanais de novos posts aqui do blog ?

Quer Receba informativos semanais de novos posts aqui do blog ?

Receba o conteúdo completo em seu Email

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.